Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Não será possível utilizar fotos ou imagens nos resumos.

2. O manuscrito deverá utilizar o layout oficial, ser enviado no formato pdf. e obrigatoriamente: ter, no mínimo, duas (2) e no máximo quatro (4) páginas. As seções deverão possuir o espaço de um <enter> entre si. A configuração de papel deve ser A4 (210 x 297 mm) e as margens de 2 (dois) cm em todas as dimensões.

3. Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, exceto quando as regras de ortografia exigirem. Máximo de 15 palavras.

4. Nomes dos autores: fonte Times New Roman, tamanho 11, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula, espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Nomes escritos por extenso em caixa baixa (exceto inicial), com nomes do meio abreviados pela letra inicial maiúscula e sobrenomes em caixa alta. O nome do apresentador deve ser sublinhado. Colocar os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail dos autores no rodapé.

5. Para o texto de identificação dos autores: fonte Times New Roman, tamanho 11, alinhamento centralizado, espaçamento entrelinhas simples e nomes separados por ponto e vírgula.

6. Para o resumo: no máximo de 10 linhas. Fonte Times New Roman, tamanho 10; alinhamento justificado; espaçamento entrelinhas simples.

7. Para as palavras-chave: não repetir palavras utilizadas no título. Utilize de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e após a última, ponto final, iniciadas por letra maiúscula e redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 10.

8. Para as notas de rodapé: fonte Times New Roman, tamanho 10; alinhamento justificado; espaçamento entrelinhas simples.

9. Para o texto do manuscrito: fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.

10. Citações: devem seguir as normas específicas da ABNT (NBR 10520:2002), formatações exigidas conforme o número de autores e o tipo de citação (direta, indireta ou citação de citação).

11. INTRODUÇÃO: em torno de 10 linhas, deve falar sobre o objeto de estudo. Em seguida, apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos da experiência relatada. Finalizar com um texto, em torno de 6 linhas, que justifique a relevância e a atualidade do tema.

12. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: nesta parte é importante trazer autores seminais sobre o tema em questão. Apresentar autores (artigos, livros, capítulos de livros) que discutem sobre o tema em questão, ou mesmo documentos oficiais (leis, resoluções, etc.).

13. MATERIAL E MÉTODOS: explicitar que é um relato de experiência como residente do Projeto Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, no período de .....

14. RESULTADOS E DISCUSSÕES: apresentar o foco/ tema/ assunto/ prática pedagógica/ etc. escolhido.

15. CONCLUSÕES: relatar brevemente suas considerações sobre a experiência no projeto residência pedagógica.

16. AGRADECIMENTOS: como a publicação e trabalho apresentado é em decorrência das atividades apoiadas pela CAPES deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho: - se publicado individualmente: “O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Residência Pedagógica - RP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”. - se publicado em coautoria: “Bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica - RP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”.

17. REFERÊNCIAS: listar todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. As referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2002 e 10520:2002, da ABNT.

Licenciatura em Ciências Biológicas

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos de licenciandos, professores de escolas públicas de educação básica e docentes do IFSULDEMINAS, que possuem ou já possuíram vínculo com os subprojetos do projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, das Licenciaturas de Ciências Biológicas dos diversos Campi.

Licenciatura em Computação

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos de licenciandos, professores de escolas públicas de educação básica e docentes do IFSULDEMINAS, que possuem ou já possuíram vínculo com os subprojetos do projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, da Licenciatura de Computação, do Campus de Machado.

Licenciatura em Educação Física

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos de licenciandos, professores de escolas públicas de educação básica e docentes do IFSULDEMINAS, que possuem ou já possuíram vínculo com os subprojetos do projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, da Licenciatura de Educação Física do Campus de Muzambinho.

Licenciatura em Geografia

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos de licenciandos, professores de escolas públicas de educação básica e docentes do IFSULDEMINAS, que possuem ou já possuíram vínculo com o subprojeto do projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, da Licenciatura de Geografia, do Campus de Poços de Caldas.

Licenciatura em Matemática

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos de licenciandos, professores de escolas públicas de educação básica e docentes do IFSULDEMINAS, que possuem ou já possuíram vínculo com os subprojetos do projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, das Licenciaturas de Matemática dos diversos Campi.

Licenciatura em Química

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos de licenciandos, professores de escolas públicas de educação básica e docentes do IFSULDEMINAS, que possuem ou já possuíram vínculo com os subprojetos do projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, da Licenciatura de Química do Campus de Pouso Alegre.

Política de Privacidade

Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.