Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1.  Os textos podem conter no máximo 2 ilustrações (imagens digitais) fotos, gráficos e tabelas. Os títulos, legendas e fontes devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto, com fonte menor que a utilizada no texto e a data. Devem ser numeradas em algarismos arábicos, sequenciais, na sequência em que aparecerem e sempre citados no corpo do texto, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar o título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.
    Utilize a expressão “Dados da pesquisa.” ou “Elaborado pelos autores.”, “Elaborado pelas autoras.” caso sejam originais do manuscrito. Em caso de uso ou adaptação de material de outra fonte, indicá-la em forma de citação e colocar a referência completa na lista de referências ao final do manuscrito. Ex: Fonte: Adaptado de Instituto de Circulação (2012).
    OBS: Quadros possuem apenas textos e Tabelas possuem dados numéricos. Para fotografias e imagens será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos (Anexo 1).
  2.  O manuscrito deverá utilizar o layout oficial, ser enviado no formato .doc ou .docx e obrigatoriamente: ter, no mínimo, duas (2) e no máximo quatro (4) páginas. As seções (Introdução, Fundamentação Teórica, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Referências) deverão possuir o espaço de um <enter> entre si. A configuração de papel deve ser A4 (210 x 297 mm) e as margens de 2 (dois) cm em todas as dimensões.
  3.  Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, exceto quando as regras de ortografia exigirem. Máximo de 15 palavras. (O título, o resumo e as palavras-chave devem ser claros e objetivos e designar o que o texto, de fato, produziu, evitando termos metafóricos, abstratos e subjetivos).
  4.  Nomes dos autores: fonte Times New Roman, tamanho 11, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula, espaçamento 1,5 cm entrelinhas. Não deve ser sublinhado o nome dos autores nos manuscritos para publicação. Os nomes dos autores devem vir sem abreviatura, isso irá facilitar para o índice H de autores. O manuscrito deve conter de 2 a 6 autores, sendo que pelo menos um deles deve ser docente ou técnico-administrativo de nível superior.
    Colocar os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail dos autores no rodapé. Titulação; Instituição (vínculo atual, por extenso), cidade da instituição, SIGLA do estado, país (por extenso).
  5.  Para o resumo: no máximo de 150 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 10; alinhamento justificado; espaçamento entrelinhas simples.
  6.  Para as palavras-chave: não repetir palavras utilizadas no título. Utilize de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e após a última, ponto final, iniciadas por letra maiúscula e redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 10. Em caso de dúvidas com as palavras-chave consulte o catálogo da Biblioteca Nacional ou demais instituições públicas.
  7.  Para as notas de rodapé: fonte Times New Roman, tamanho 10; alinhamento justificado; espaçamento entrelinhas simples.
  8. Para o texto do manuscrito: fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.
  9. Citações: devem seguir as normas específicas da ABNT (NBR 10520:2002); Formatação - NBR 11724/2011; Referências: NBR 6023/2020; Resumo: NBR 6028/2003.
  10. INTRODUÇÃO: em torno de 10 linhas, deve falar sobre o objeto de estudo. Em seguida, apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos da experiência relatada. Finalizar com um texto, em torno de 6 linhas, que justifique a relevância e a atualidade do tema.
  11. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: nesta parte é importante trazer autores seminais sobre o tema em questão. Apresentar autores (artigos, livros, capítulos de livros) que discutem sobre o tema em questão, ou mesmo documentos oficiais (leis, resoluções etc.). Observação: Este item pode ficar oculto desde que a fundamentação teórica esteja incluída na introdução (item 10)
  12. MATERIAL E MÉTODOS: explicitar se é um relato de experiência, pesquisa bibliográfica ou pesquisa documental e, também, se se refere a sua atuação dentro de algum Projeto do IFSULDEMINAS. Colocar o período de participação também.
  13. RESULTADOS E DISCUSSÕES: apresentar o foco/ tema/ assunto/ prática pedagógica etc. escolhido.
  14. CONSIDERAÇÕES FINAIS: relatar brevemente suas considerações sobre a experiência, pesquisa etc. Indica que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões.
  15. AGRADECIMENTOS: os trabalhos apresentados em decorrência das atividades apoiadas por bolsas deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho: No caso do Residência Pedagógica: “Bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica - RP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”. No caso do Pibid: “Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”. No caso do Pró-Licenciatura: “Bolsista do Pró-licenciatura – IFSULDEMINAS.”
  16. REFERÊNCIAS: De acordo com ABNT 6023/2018 e atualizado em 2020, listar todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. Espaçamento simples, alinhado à esquerda, separados por um Enter.
  17.  Não serão aceitas notas explicativas.
  18.  Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas. 19. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como o que se refere ao uso de imagens.
  19. O template do 7° Encontro das Licenciaturas 2022 está acessível para download em:
https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/template2022

Política de Privacidade

Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.