PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Experiência docente no modelo de ensino remoto

Autores

  • Viviane Nassif Dagher Faria Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus Poços de Caldas
  • Sandra Helena Mesquita Sousa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus Poços de Caldas
  • Jane Píton Serra Sanches Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus Poços de Caldas
  • Cristiane de Oliveira Martins Escola Estadual David Campista

Palavras-chave:

Educação; Educação; Pandemia; Licenciatura.

Resumo

Dentro do curso de Ciências Biológicas, o contato com os alunos do Ensino Fundamental e Médio tem relevância para a aproximação dos graduandos com as práticas necessárias a um ensino eficaz. O Programa de Residência Pedagógica proporciona para os estudantes da segunda metade do curso de licenciatura, a experiência de atuação dentro das escolas públicas. No ano de 2020, o advento da pandemia de covid-19 mudou completamente a forma como a educação acontece, fazendo com que o primeiro módulo do programa fosse realizado de forma remota na Escola Estadual David Campista, onde foram efetuados momentos de observação em todos os âmbitos, desde reuniões pedagógicas, até conselhos de classe, encontros de professores, formaturas, momentos síncronos e de regência. Nota-se que os estudantes estão cada vez mais distantes da escola, além disso, a quantidade e carga horária de trabalho dos professores e gestores têm aumentado significativamente, portanto, programas como o de Residência Pedagógica são essenciais para a luta contra o desmonte educacional e é por esse motivo que é cada vez mais necessário a realização de estudos na área da educação.

 

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Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas