AVALIAR E RECONHECER

Relato de experiência do processo avaliativo do Plano de Ensino Tutorado

Autores

  • Michele da Silva IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
  • Ana Luiza Silva Ribeiro do Vale IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
  • Mariana de Paula dos Santos IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
  • Bruna Maria Bueno
  • Nilton Luiz Souto IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação, Residência Pedagógica, Ensino de Ciências

Resumo

As formas de avaliação fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a avaliação tem uma função estimuladora e de incentivo ao estudo, possibilitando um retorno, tanto ao aluno quanto ao professor a respeito do que o aluno aprendeu e do que ainda necessita aprender. O desenvolvimento do processo educativo deve ser acompanhado de uma avaliação constante. O presente estudo tem como objetivo analisar a modalidade de avaliação utilizada no Plano de Ensino Tutorado Avaliativo, adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e utilizado no 8° ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Felipe dos Santos, escola parceira do Programa de Residência Pedagógica, localizada no município de Inconfidentes, Minas Gerais. A partir dos resultados obtidos e da fundamentação teórica utilizada, pode-se concluir que existem muitas falhas e disparidades em relação às modalidades de ensino. Como uma possível solução, foi pensado que um meio de aperfeiçoar e minimizar a falta de acesso à internet pelos alunos seria utilizar o livro didático como sequência do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, um meio que tanto alunos quanto professores estão habituados.

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Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas