AVALIAR E RECONHECER
Relato de experiência do processo avaliativo do Plano de Ensino Tutorado
Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação, Residência Pedagógica, Ensino de CiênciasResumo
As formas de avaliação fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a avaliação tem uma função estimuladora e de incentivo ao estudo, possibilitando um retorno, tanto ao aluno quanto ao professor a respeito do que o aluno aprendeu e do que ainda necessita aprender. O desenvolvimento do processo educativo deve ser acompanhado de uma avaliação constante. O presente estudo tem como objetivo analisar a modalidade de avaliação utilizada no Plano de Ensino Tutorado Avaliativo, adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e utilizado no 8° ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Felipe dos Santos, escola parceira do Programa de Residência Pedagógica, localizada no município de Inconfidentes, Minas Gerais. A partir dos resultados obtidos e da fundamentação teórica utilizada, pode-se concluir que existem muitas falhas e disparidades em relação às modalidades de ensino. Como uma possível solução, foi pensado que um meio de aperfeiçoar e minimizar a falta de acesso à internet pelos alunos seria utilizar o livro didático como sequência do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, um meio que tanto alunos quanto professores estão habituados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Michele da Silva, Ana Luiza Silva Ribeiro do Vale, Mariana de Paula dos Santos, Bruna Maria Bueno, Nilton Luiz Souto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termos de Direitos Autorais
A submissão de resumos expandidos implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
- Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
- Após aceito e publicado, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
- Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem aos "Anais do Educação em Foco: IFSULDEMINAS" o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.