DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Lucas Rogério Fizio de Oliveira IF Sul de Minas Campus Pouso Alegre
  • Gabriel Gustavo da Silva Furquim

Palavras-chave:

Curso de formação Inicial e Continuada; Ensino de Química; Ferramentas Digitais.

Resumo

Em um cenário de pandemia e isolamento social o ensino-aprendizagem passou por uma importante mudança e diversos
professores precisaram aprender utilizar várias ferramentas digitais para poder ministrar as aulas no ensino remoto.
Devido a preferência dos alunos pelas aulas assíncronas, distribuição das aulas em blocos, junção das turmas e estágios
que tiveram que ser acumulados, os estudantes de licenciatura se depararam com poucas possibilidades de lecionarem.
Para resolver este problema foi desenvolvido um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Química para o ENEM
e Vestibulares no IFSULDEMINAS do Campus de Pouso Alegre. Além do curso FIC ajudar os estudantes de licenciatura
em Química praticarem a atividade docência também contribuiu para preparação de vários estudantes para o ENEM e
Vestibulares. No presente trabalho será relatado a importância que o desenvolvimento do curso FIC teve para o sucesso
do programa de Residência Pedagógica durante o ensino remoto e a necessidade do aprendizado de diferentes ferramentas
digitais nos cursos de Licenciatura.

Downloads

Publicado

07-06-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. R. F.; FURQUIM, G. G. da S. DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/184. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Química