MODA E MATEMÁTICA

a relação no ensino de simetria e a criação de estampas

Autores

  • Ariel de Assis Martines
  • Caio Henrique de Moraes
  • Sabrina Aparecida Nascimento Instituto Federal do Sul de Minas Gerais / Discente
  • Luciana V. de A. Buranello

Palavras-chave:

Pibid, Interdisciplinaridade, Ensino Fundamental

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica busca destacar a contribuição matemática no curso de produção de moda, utilizando o conceito de simetria de figuras geométricas na criação de estampas. Neste sentido, apresentou-se a técnica do rapport, que tem por finalidade a repetição das figuras geométricas dando a impressão de continuidade, estimulando a criatividade na elaboração das estampas e o desenvolvimento matemático. Após pesquisa relacionando os dois temas foi possível concluir que é viável o ensino de Geometria com uso de conceitos de moda para um aprendizado mais contextualizado por parte do aluno. Tal pesquisa também contribuiu para o estudo de uma forma didática para aplicação de simetria em turmas atendidas pelo PIBID do sétimo ano em escolas públicas.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

DE ASSIS MARTINES, A.; HENRIQUE DE MORAES, C.; APARECIDA NASCIMENTO, S.; V. DE A. BURANELLO, L. MODA E MATEMÁTICA: a relação no ensino de simetria e a criação de estampas. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/194. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática