A EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NO CONSELHO DE CLASSE

Uma oportunidade proporcionada pela Residência Pedagógica

Autores

  • Hosana Caroline Melo da Silva IFSULDEMINAS - Campus Macado
  • Daniela Augusta Guimarães Dias IFSULDEMINAS - Campus Machado

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Ensino remoto; Formação de professores.

Resumo

O Conselho de Classe é um elemento da organização geral da escola que possui participação direta dos profissionais que desenvolvem trabalhos pedagógicos, como professores e pedagogos, com as turmas de alunos avaliadas. O papel do professor em um Conselho de Classe é apresentar aos demais membros o rendimento dos alunos de acordo com o que foi aplicado em sala de aula. O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência vivida por uma licencianda em computação enquanto ouvinte dos conselhos de classe realizados por uma instituição de ensino federal nos anos de 2020, 2021 e 2022. A participação nessas reuniões só foi possível graças ao programa Residência Pedagógica, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nas escolas públicas de ensino, e sua política de proporcionar ao futuro docente uma experiência da realidade. Devido à pandemia da Covid-19 e à implantação do ensino remoto, todo o processo se deu por meio da internet de maneira on-line.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

MELO DA SILVA, Hosana Caroline; GUIMARÃES DIAS, Daniela Augusta. A EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NO CONSELHO DE CLASSE: Uma oportunidade proporcionada pela Residência Pedagógica. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/223. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Computação