REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Euller Barbosa Costa IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Lidiane Augusta Junqueira IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Thiago Henrique dos Reis Pádua IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Gabriel Jordão Batista de Souza IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Rafael Bolleli César Faria IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Nilton Luiz Souto IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Prática docente; Educação; Ensino de Ciências Biológicas; Ensino remoto.

Resumo

A pandemia da Covid-19, que vem assolando o mundo desde meados de 2020, trouxe desafios nas mais diversas áreas, e no campo educacional não foi diferente. Neste relato de experiência, descrevem-se algumas atividades e reflexões sobre as vivências de estágio realizadas de forma remota no período de outubro de 2020 a março de 2022, no Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Campus Inconfidentes. Atuamos em diferentes escolas-campo, nas quais foram realizadas atividades, desde a produção de planos de aulas, mapas mentais, experimentos, questionários, videoaulas até a regência de aulas síncronas via WhatsApp. Ainda que o distanciamento social tenha tornado esta uma experiência excêntrica, acredita-se que o estágio colaborou no preparo e experiência profissional como futuros professores, tornando-os mais conscientes dos desafios presentes na prática docente.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

COSTA, Euller Barbosa; JUNQUEIRA, Lidiane Augusta; PÁDUA, Thiago Henrique dos Reis; SOUZA, Gabriel Jordão Batista de; FARIA, Rafael Bolleli César; SOUTO, Nilton Luiz. REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/225. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas