ENSINANDO CITOLOGIA

Prática que complementa a teoria

Autores

  • Jeniffer Gabrieli dos Santos IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Thalia Aparecida de Lima IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Bruna Maria Bueno Escola Estadual Felipe dos Santos
  • Nilton Luiz Souto IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Célula; Ensino-aprendizagem; Teoria e prática.

Resumo

Os relatos e as reflexões presentes neste trabalho são referentes a regências desenvolvidas durante as atividades do Programa de Residência Pedagógica, em duas turmas de sexto ano, de uma escola estadual parceira do programa, localizada no município de Inconfidentes/MG. Ao iniciar o processo de ensino, buscou-se dar ênfase aos assuntos com clareza, riqueza de detalhes e de forma contextualizada. Nesse sentido, ressalta-se a importância de ensinar sobre as células, para que os alunos compreendam a unidade funcional dos seres vivos. Os alunos das duas turmas participaram fazendo questionamentos, tecendo considerações sobre as organelas celulares, procurando compreender as diferenças entre as células eucarionte e procarionte. O objetivo deste artigo é refletir sobre a utilização e as contribuições teóricas e práticas de modelos didáticos no ensino de citologia, além de verificar sua importância.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SANTOS, J. G. dos; LIMA, T. A. de; BUENO, B. M.; SOUTO, N. L. ENSINANDO CITOLOGIA: Prática que complementa a teoria. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/226. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas