ESTÁGIO DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Desafios e perspectivas

Autores

  • Natália Scalco Ferreira IFSULDEMINAS campus Machado
  • Gabriele Fernandes da Silva IFSULDEMINAS campus Machado
  • Fabiana Lúcio de Oliveira IFSULDEMINAS campus Machado
  • Carla Aparecida da Costa Escola Estadual Gabriel Odorico

Resumo

O estágio curricular é essencial para a construção da prática docente enquanto em processo de formação. O Programa Residência Pedagógica, incluso na Política Nacional de Formação de Professores, objetiva aperfeiçoar a
prática docente imergindo os licenciandos na realidade das escolas de atenção básica e permite realizar ao mesmo
tempo o estágio curricular obrigatório. Em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus, as escolas precisaram
readaptar o seu funcionamento e seus métodos de ensino devido a implementação do ensino remoto emergencial. O presente trabalho objetivou relatar a experiência do estágio docente realizado remotamente dentro do Programa
Residência Pedagógica em uma escola pública de Machado-MG. Onde foi relatada uma readaptação do estágio docente, sendo muitas as dificuldades encontradas pelos estagiários/residentes e pelo corpo docente da escola pública, mas que em contrapartida trouxe muitos aprendizados, sendo esta experiência de grande valia para a formação docente.

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Publicado

16-07-2021

Como Citar

SCALCO FERREIRA, N.; FERNANDES DA SILVA , G. .; LÚCIO DE OLIVEIRA , F. .; APARECIDA DA COSTA , C. . ESTÁGIO DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Desafios e perspectivas . Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/23. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas