PIBID-BIOLOGIA

Relato de experiência do período remoto vivenciado numa escola pública de Minas Gerais

Autores

  • Tomás Matheus Dias de Oliveira
  • Jaqueline Nilza Maria Simões
  • Marcos Magalhães de Souza

Palavras-chave:

Ensino remoto, Covid-19, Educação

Resumo

Diante da pandemia de Covid-19, que se iniciou no final de 2019, foi implementado o ensino remoto emergencial no território brasileiro. Com esse, várias dificuldades se instalaram no âmbito educacional. Em meio à falta de ferramentas práticas essenciais para as aulas, buscaram-se alternativas digitais tanto para auxiliar quanto para cativar os alunos no período remoto. Assim, o objetivo do presente trabalho realizado entre outubro de 2020 e março de 2022, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola estadual, é apresentar as ferramentas e atividades didáticas mais utilizadas durante a implementação do ensino remoto. Algumas atividades apresentaram melhores resultados do que outras, no entanto, todas tiveram papel importante, pois agregaram experiência aos licenciandos, além disso, as mídias sociais fazem com que as atividades transpassem os limites da escola e possam ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA, T. M. D. de; SIMÕES, J. N. M.; SOUZA, M. M. de. PIBID-BIOLOGIA: Relato de experiência do período remoto vivenciado numa escola pública de Minas Gerais. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/238. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas