GARTIC

Uma metodologia adaptativa para o ensino remoto

Autores

  • Caio Manoel Gouvêa da Costa Vieira IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Guilherme Cândido de Souza Martins IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Michelly de Ávila Rodrigues da Cruz IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Napoleão Zeituni Júnior IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Gabriela de Souza Cavalcante IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Antônio Donizetti Durante Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida

Palavras-chave:

Gartic, PIBID, Metodologia Adaptativa, Ensino Remoto

Resumo

No cenário pandêmico da Covid-19, todas as aulas ministradas tiveram caráter de ensino a distância. Com isso, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Campus Muzambinho realizaram uma intervenção nas turmas de 7° ano do ensino fundamental de uma escola estadual em Muzambinho (MG) sobre o conteúdo dos Cinco Reinos Biológicos. O presente trabalho tem como objetivo relatar a metodologia adaptativa tecnológica utilizada, como foi aplicada em aula, o feedback dos alunos e os obstáculos encontrados pelos autores. A metodologia selecionada foi a plataforma Gartic, na qual os usuários desenharam palavras pré-selecionadas relacionadas ao conteúdo abordado, a fim de fixar a matéria. Concluiu-se que o uso do jogo virtual com desenhos teve efeitos positivos no ensino remoto.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

VIEIRA, Caio Manoel Gouvêa da Costa; MARTINS, Guilherme Cândido de Souza; CRUZ , Michelly de Ávila Rodrigues da; ZEITUNI JÚNIOR, Napoleão; CAVALCANTE, Gabriela de Souza; DURANTE, Antônio Donizetti. GARTIC: Uma metodologia adaptativa para o ensino remoto. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/251. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas