AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Um relato de experiência
Palavras-chave:
Botânica; Tecnologia; Metodologia ativa de aprendizagem.Resumo
As aulas práticas são fundamentais durante a formação dos estudantes, pois tornam as aulas mais atrativas e dinâmicas e envolvem os alunos no processo de ensino-aprendizagem, colocando-os como protagonistas. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, com a implementação do ensino remoto emergencial, os professores ficaram impossibilitados de ministrar aulas práticas presenciais. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da aplicação de uma aula prática de botânica a distância em uma escola estadual do município de Machado/MG. Foi ministrada uma aula síncrona com o resumo da temática e, em seguida, os alunos fizeram a coleta de plantas na proximidade de suas casas, usaram o aplicativo PlantNet para o reconhecimento e elaboraram exsicatas. Demonstraram motivação em realizar a prática, mas o baixo número de alunos durante a aula síncrona reflete uma problemática vivenciada durante o ensino remoto, em que muitos estudantes não possuem acesso à internet e computadores.
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Copyright (c) 2022 Aline Guerrera Santos da Silva, Camila Carvalho Caproni, Carla Aparecida da Costa, Fabiana Lucio de Oliveira
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