AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Um relato de experiência

Autores

  • Aline Guerrera Santos da Silva IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Camila Carvalho Caproni IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Carla Aparecida da Costa Escola Estadual Gabriel Odorico
  • Fabiana Lucio de Oliveira IFSULDEMINAS – Campus Machado

Palavras-chave:

Botânica; Tecnologia; Metodologia ativa de aprendizagem.

Resumo

As aulas práticas são fundamentais durante a formação dos estudantes, pois tornam as aulas mais atrativas e dinâmicas e envolvem os alunos no processo de ensino-aprendizagem, colocando-os como protagonistas. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, com a implementação do ensino remoto emergencial, os professores ficaram impossibilitados de ministrar aulas práticas presenciais. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da aplicação de uma aula prática de botânica a distância em uma escola estadual do município de Machado/MG. Foi ministrada uma aula síncrona com o resumo da temática e, em seguida, os alunos fizeram a coleta de plantas na proximidade de suas casas, usaram o aplicativo PlantNet para o reconhecimento e elaboraram exsicatas. Demonstraram motivação em realizar a prática, mas o baixo número de alunos durante a aula síncrona reflete uma problemática vivenciada durante o ensino remoto, em que muitos estudantes não possuem acesso à internet e computadores.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, A. G. S. da .; CAPRONI, C. C. .; COSTA, C. A. da .; OLIVEIRA, F. L. de . AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Um relato de experiência. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/286. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas