HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Um relato de experiência

Autores

  • Everson Júnior da Silva IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Nayane Maria Moreira Tavares IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Patrícia Elaine da Silva Carvalho IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Carla Aparecida da Costa
  • Fabiana Lucio de Oliveira IFSULDEMINAS – Campus Machado

Palavras-chave:

Recurso pedagógico; Meio ambiente; Ensino; Informação.

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) são um meio de comunicação e podem ser aplicadas para transmissão de conhecimento, conscientização e reflexão. Este relato teve o objetivo de criar HQs e utilizá-las como material didático, para conscientizar alunos do ensino fundamental II, ensino médio e comunidade sobre o tema Educação Ambiental. A construção das HQs se deu por meio do Canva, uma plataforma de design. Foram elaboradas três histórias em quadrinhos, a primeira trata da poluição ambiental no planeta, a segunda, da perspectiva de futuro das florestas e a terceira, do aprendizado na escola e ação dentro do contexto educacional. A divulgação ocorreu pelas redes sociais durante a semana do meio ambiente em junho de 2021. Concluiu-se que as histórias em quadrinhos atuam como um recurso didático criativo, vantajoso e poderoso que prende a atenção do leitor podendo ser utilizado em qualquer contexto, visando a uma conscientização concreta.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, Everson Júnior da; TAVARES, Nayane Maria Moreira; CARVALHO, Patrícia Elaine da Silva; COSTA, Carla Aparecida da; OLIVEIRA, Fabiana Lucio de. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Um relato de experiência . Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/308. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas