PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Iniciação à prática docente nas aulas de Educação Física escolar no ensino remoto

Autores

  • Elisângela Cristiane da Silva
  • Mateus Camargo Pereira

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica; Educação Física escolar; Ensino Remoto.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido como relato de experiência a partir de vivências no Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Campus Muzambinho, realizado no período de outubro de 2021 a fevereiro de 2022. O objetivo deste relato é compartilhar as experiências durante o estágio em Educação Física, realizado com alunos do ensino médio e técnico integrado. As aulas foram realizadas no modelo on-line, por meio da plataforma Google Meet por causa da pandemia do vírus SARS-CoV-2. As atividades foram elaboradas com o professor preceptor da disciplina de educação física. As ferramentas tecnológicas foram usadas para criar as aulas e possibilitar uma melhor interação entre professores e alunos. Por fim, houve pontos negativos como a dificuldade com o planejamento das aulas, a utilização da tecnologia e a baixa participação dos alunos. Por outro lado, os pontos positivos incluíram o aprendizado da dinâmica escolar que nos trouxe novas experiências completando de modo significativo o período de estágio.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, E. C. da .; PEREIRA, M. C. PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Iniciação à prática docente nas aulas de Educação Física escolar no ensino remoto. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/313. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Educação Física