O USO DE QUIZ NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO

Relato de experiência

Autores

  • Rodolfo Alberti
  • Julia Simões Gula
  • Guilherme Silva Chaves
  • Karine Angélica de Deus
  • Antônio do Nascimento Gomes

Palavras-chave:

Quizzes, PIBID, Jogos no ensino de Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar experiências obtidas através do uso de quizzes como recurso pedagógico e por consequência ressaltar o potencial que essa ferramenta teve para o ensino de Matemática durante o ensino remoto. Os quizzes, utilizando a plataforma Kahoot! e o programa PowerPoint, foram elaborados por licenciandos em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e desenvolvidas com duas turmas de 7° anos de uma escola pública do estado de Minas Gerais. As aulas foram ministradas via Google Meet. Observamos que o uso do quiz traz a possibilidade de planejar aulas de consolidação, revisão e avaliação do aprendizado de maneira que torna o ensino de Matemática menos tradicional e mais prazeroso. Dessa forma, destacamos que os quizzes foram de extrema importância em relação a interação, dinamização das aulas, incentivo e motivação dos estudantes, além de possibilitar a professora supervisora e aos pibidianos uma avaliação das habilidades que foram adquiridas nas aulas de Matemática.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

ALBERTI, R.; SIMÕES GULA, J.; SILVA CHAVES, G.; ANGÉLICA DE DEUS, K.; DO NASCIMENTO GOMES, A. . O USO DE QUIZ NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO: Relato de experiência. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/318. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática