VIVENCIANDO A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Considerações sobre a desvalorização dos profissionais docentes na pandemia

Autores

  • Viviane Nassif Dagher Faria IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Amilcar Walter Saporetti Junior IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas
  • Jane Píton Serra Sanches IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Educação, Docência, Apredizagem

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) é uma iniciativa governamental, na qual os licenciandos têm a oportunidade de realizar atividades de observação e regência. Desenvolvido em uma escola estadual e em uma instituição de ensino federal, o projeto evidenciou na pandemia inúmeras problemáticas envolvidas no sistema educativo brasileiro. Tal fenômeno apontou para a ineficácia das reformas realizadas na educação pública do Brasil. Ainda que diante de inúmeros pontos negativos, é notável a importância desse projeto para maturidade da visão profissional e reflexão da realidade educacional. Após a conclusão dos módulos, é viável traçar novas metodologias que sejam capazes de contribuir para uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

FARIA, Viviane Nassif Dagher; SAPORETTI JUNIOR, Amilcar Walter; SANCHES , Jane Píton Serra. VIVENCIANDO A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Considerações sobre a desvalorização dos profissionais docentes na pandemia. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/341. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas