UTILIZANDO CLADOGRAMA DE CARRINHOS COMO FERRAMENTA DE ASSIMILAR CONTEÚDO

Um relato de experiência

Autores

  • Divanildo de Paula Coelho IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Geisibel Gonçalves Miranda IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Brendon Alves Neto IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Carla Aparecida da Costa
  • Fabiana Lucio de Oliveira IFSULDEMINAS – Campus Machado

Palavras-chave:

Aulas Práticas, Interação, Filogenia.

Resumo

Com o retorno das aulas presenciais, pós-pandemia, despertar e manter o interesse dos alunos em sala, assim como recuperar o que foi perdido, têm sido os principais desafios encontrados pelos professores. Focando em Sistemática Filogenética, o objetivo da atividade foi promover maior interação entre os alunos e demonstrar a importância do uso de cladogramas para o estudo da classificação das espécies. Utilizando quadro e giz, montou-se com os alunos um cladograma de carros, ao qual foram dadas características e um ancestral comum aos diferentes modelos destacados. Quando aplicada, a aula prática promoveu a ativa participação dos alunos, sendo perceptível o entendimento deles sobre a necessidade de se utilizar cladogramas e sua relevância para o estudo filogenético. Conclui-se que a prática despertou e manteve a atenção dos alunos, cumprindo seus objetivos e ainda demonstrou que é possível trabalhar com a prática, mesmo quando se ensinam conteúdos complexos, como Filogenia e Evolução.

Biografia do Autor

Divanildo de Paula Coelho, IFSULDEMINAS – Campus Machado

Graduando Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Machado.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

COELHO, D. de P. .; MIRANDA, G. G.; ALVES NETO, B.; COSTA, C. A. da; OLIVEIRA, F. L. de . UTILIZANDO CLADOGRAMA DE CARRINHOS COMO FERRAMENTA DE ASSIMILAR CONTEÚDO: Um relato de experiência. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/350. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas