UTILIZANDO CLADOGRAMA DE CARRINHOS COMO FERRAMENTA DE ASSIMILAR CONTEÚDO
Um relato de experiência
Palavras-chave:
Aulas Práticas, Interação, Filogenia.Resumo
Com o retorno das aulas presenciais, pós-pandemia, despertar e manter o interesse dos alunos em sala, assim como recuperar o que foi perdido, têm sido os principais desafios encontrados pelos professores. Focando em Sistemática Filogenética, o objetivo da atividade foi promover maior interação entre os alunos e demonstrar a importância do uso de cladogramas para o estudo da classificação das espécies. Utilizando quadro e giz, montou-se com os alunos um cladograma de carros, ao qual foram dadas características e um ancestral comum aos diferentes modelos destacados. Quando aplicada, a aula prática promoveu a ativa participação dos alunos, sendo perceptível o entendimento deles sobre a necessidade de se utilizar cladogramas e sua relevância para o estudo filogenético. Conclui-se que a prática despertou e manteve a atenção dos alunos, cumprindo seus objetivos e ainda demonstrou que é possível trabalhar com a prática, mesmo quando se ensinam conteúdos complexos, como Filogenia e Evolução.
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