RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA

Comparando diferentes realidades de ensino neste período

Autores

  • Guilherme Henrique de Oliveira IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Amilcar Walter Saporetti Junior IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Jane Píton Serra Sanches IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Instituições de ensino; Covid-19; Ensino remoto.

Resumo

O programa Residência Pedagógica tem como um dos seus principais objetivos a formação de docentes de nível superior para a educação básica, de maneira que conduza o licenciado a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente. Com a pandemia do novo coronavírus, as escolas foram obrigadas a fechar as portas. Este relato será uma comparação de realidades vivenciadas no período pandêmico por duas instituições de ensino. As atividades foram desenvolvidas em uma escola estadual e em uma instituição federal. Conclui-se que a maneira com que o governo do estado de Minas Gerais organizou as práticas de ensino durante a pandemia pareceu ser muito simplificada e pouco crítica em relação ao que o momento exigia. Diferentemente, a instituição federal teve condições de garantir aos discentes uma educação de melhor qualidade e aparentemente mais efetiva.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA, G. H. de; SAPORETTI JUNIOR, A. W.; SANCHES, J. P. S. . RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA: Comparando diferentes realidades de ensino neste período. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/360. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas