PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A SUPERAÇÃO DIANTE DE UMA PANDEMIA

Autores

  • Ana Paula da Costa
  • Eli Fernando Tavano Toledo
  • Melina Mara de Souza

Palavras-chave:

Licenciatura; Residência Pedagógica; Tecnologia; Geografia; Pandemia.

Resumo

Este relato tem como objetivo explanar sobre as experiências vividas, as dificuldades encontradas tanto pelos professores quanto pelos alunos e, também, sobre o aprendizado adquirido nos dois módulos do projeto Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas – MG, sob a supervisão da Professora Dra. Melina Mara de Souza e tendo como preceptor o professor Dr. Eli Fernando Tavano Toledo. A residência, devido à pandemia, se deu por meio de videoaulas que foram postadas na plataforma do YouTube. Também foram ministradas aulas síncronas pela plataforma Google Meet e enviados exercícios pelo Google Class. Todos os envolvidos no projeto tiveram que se adaptar às tecnologias para criar um método que fizesse chegar aos alunos os conteúdos das aulas de forma clara, para, assim, atingir um resultado satisfatório.

Biografia do Autor

Eli Fernando Tavano Toledo

Doutor em Geografia Econômica pela Unesp Rio Claro (2013). Mestre em Geografia pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (2009). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração (2000), graduação em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) Unesp - Bauru. Atualmente é professor EBTT efetivo do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

Melina Mara de Souza

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2006), Mestre (2010) e Doutora (2014) em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, pelo Departamento de Geologia e Recursos Naturais, Instituto de Geociências. Atualmente é orientadora do Programa Residência Pedagógica, também no curso de Licenciatura em Geografia, é professora do Curso de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Biologia e Tecnologia em Gestão Ambiental no IFSULDEMINAS- Campus Poços de Caldas-MG e, Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, na mesma Instituição.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

COSTA, A. P. da; TAVANO TOLEDO, E. F. .; SOUZA, M. M. de . PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A SUPERAÇÃO DIANTE DE UMA PANDEMIA . Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/382. Acesso em: 4 out. 2023.

Edição

Seção

Licenciatura em Geografia