O USO DE MATERIAIS LÚDICOS COMO FORMA DE APROFUNDAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Igor Henrique da Silva IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Marcos Magalhães de Souza IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Jaqueline Nilza Maria Simões IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Aprendizagem; Jogos; Ensino remoto.

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir o uso de materiais lúdicos na educação e a importância deles para o aprofundamento do processo de ensino-aprendizagem. Ao realizarmos uma aula de intervenção em uma escola estadual, do município de Bueno Brandão-MG, com alunos do oitavo ano do ensino fundamental, apresentamos a eles “Os tipos de fontes de energia”, por meio de questionários, jogos e vídeos. Diante do cenário da pandemia, com o ensino remoto, tornou-se um grande desafio procurar meios de interação com os alunos. Dessa forma, a busca por materiais lúdicos, como os jogos, fez-se necessária para motivar os estudantes, retomando a ideia de “aprender brincando”.

 

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, Igor Henrique da; SOUZA , Marcos Magalhães de; SIMÕES, Jaqueline Nilza Maria. O USO DE MATERIAIS LÚDICOS COMO FORMA DE APROFUNDAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/389. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas