O JOGO COMO FORMA DE ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Yasmin Beatriz Pereira Santana
  • Denise da Costa
  • Karine Angelica de Deus
  • Antônio do Nascimento Gomes

Palavras-chave:

PIBID, Probabilidade, Ensino Remoto, Jogos no ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência obtido por licenciandos em Matemática do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes. Iremos apresentar um jogo elaborado para o ensino e aprendizagem de conceitos de probabilidade e desenvolvido no contexto do ensino remoto. Os estudos teóricos sobre a Probabilidade e seu ensino nos indicou sua importância desde as séries iniciais como forma de desenvolvimento de diferentes habilidades além de nos apontar sobre as potencialidades de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento de conceitos probabilísticos. A atividade foi desenvolvida via Google Meet e todos os recursos utilizados foram virtuais. O jogo contava com o lançamento de dois dados e o estudo das chances de se obter determinada soma. As situações emergentes durante a aula colaboraram para trazer indagações, reflexões e oferecer oportunidades de progresso do conhecimento em questão.

 

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

PEREIRA SANTANA, Yasmin Beatriz; DA COSTA, Denise; DE DEUS, Karine Angelica; DO NASCIMENTO GOMES, Antônio. O JOGO COMO FORMA DE ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NO ENSINO REMOTO. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/392. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática