O JOGO COMO FORMA DE ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NO ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
PIBID, Probabilidade, Ensino Remoto, Jogos no ensino de MatemáticaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência obtido por licenciandos em Matemática do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes. Iremos apresentar um jogo elaborado para o ensino e aprendizagem de conceitos de probabilidade e desenvolvido no contexto do ensino remoto. Os estudos teóricos sobre a Probabilidade e seu ensino nos indicou sua importância desde as séries iniciais como forma de desenvolvimento de diferentes habilidades além de nos apontar sobre as potencialidades de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento de conceitos probabilísticos. A atividade foi desenvolvida via Google Meet e todos os recursos utilizados foram virtuais. O jogo contava com o lançamento de dois dados e o estudo das chances de se obter determinada soma. As situações emergentes durante a aula colaboraram para trazer indagações, reflexões e oferecer oportunidades de progresso do conhecimento em questão.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Yasmin Beatriz Pereira Santana, Denise Da Costa, Karine Angelica De Deus, Antônio Do Nascimento Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termos de Direitos Autorais
A submissão de resumos expandidos implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
- Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
- Após aceito e publicado, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
- Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem aos "Anais do Educação em Foco: IFSULDEMINAS" o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.