PROMOVENDO A INTERAÇÃO NO ENSINO REMOTO
relato de experiências do PIBID Matemática
Palavras-chave:
Formação docente, Ensino on-line, Tecnologias digitais interativas, Ensino de MatemáticaResumo
Este relato tem como objetivo apresentar as experiências obtidas por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em atividades remotas com o foco na promoção da interação entre pibidianos, supervisora e alunos de duas turmas de 6° anos de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Devido à pandemia do coronavírus, as atividades remotas passaram a ser utilizadas em substituição ao ensino presencial e pensar em práticas para simular o ambiente escolar dentro de um ambiente virtual se mostrou um desafio, sobretudo no que se refere à interação aluno/aluno e aluno/professor. Com vistas a trazer contribuições frente a essa dificuldade, o PIBID criou e desenvolveu aulas utilizando ferramentas como o Google Meet, Kahoot e jogos desenvolvidos virtualmente. Embora algumas barreiras como a acessibilidade e a timidez dos alunos tenham interferido, de modo geral, as atividades desenvolvidas com o intuito de gerar a interação entre os alunos e professores tiveram resultados esperados.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Yasmin Beatriz Pereira Santana, Tiago Barbosa Rezende, Aline Basílio Vieira, Karine Angelica De Deus, Antônio Do Nascimento Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termos de Direitos Autorais
A submissão de resumos expandidos implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
- Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
- Após aceito e publicado, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
- Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem aos "Anais do Educação em Foco: IFSULDEMINAS" o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.