PROMOVENDO A INTERAÇÃO NO ENSINO REMOTO

relato de experiências do PIBID Matemática

Autores

  • Yasmin Beatriz Pereira Santana
  • Tiago Barbosa Rezende
  • Aline Basílio Vieira
  • Karine Angelica de Deus
  • Antônio Do Nascimento Gomes

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino on-line, Tecnologias digitais interativas, Ensino de Matemática

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar as experiências obtidas por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em atividades remotas com o foco na promoção da interação entre pibidianos, supervisora e alunos de duas turmas de 6° anos de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Devido à pandemia do coronavírus, as atividades remotas passaram a ser utilizadas em substituição ao ensino presencial e pensar em práticas para simular o ambiente escolar dentro de um ambiente virtual se mostrou um desafio, sobretudo no que se refere à interação aluno/aluno e aluno/professor. Com vistas a trazer contribuições frente a essa dificuldade, o PIBID criou e desenvolveu aulas utilizando ferramentas como o Google Meet, Kahoot e jogos desenvolvidos virtualmente. Embora algumas barreiras como a acessibilidade e a timidez dos alunos tenham interferido, de modo geral, as atividades desenvolvidas com o intuito de gerar a interação entre os alunos e professores tiveram resultados esperados.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

PEREIRA SANTANA, Y. B.; BARBOSA REZENDE, T.; BASÍLIO VIEIRA, A.; DE DEUS, K. A.; DO NASCIMENTO GOMES, A. . PROMOVENDO A INTERAÇÃO NO ENSINO REMOTO: relato de experiências do PIBID Matemática. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/394. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática