O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

um relato de experiência

Autores

  • Luiz Fernando Silva
  • Daniela Mendes da Silva
  • Natércia dos Santos Mendes Domingos
  • Luciana Vanessa de Almeida Buranello

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Realidade educacional, Alunos pibidianos

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de um grupo de licenciandos em Matemática, participantes do programa PIBID, em uma aula sobre Geometria - Área e Perímetro, para alunos do 6º ano de uma escola em Passos - MG. O objetivo deste relato é promover um olhar para com a realidade dos alunos em contexto, com foco na sua aprendizagem em matemática, como meio de promover o pensamento sobre os efeitos do ensino remoto, bem como as metodologias de ensino usualmente utilizadas. Com a ajuda da nossa Supervisora e Coordenadora de Área, programamos uma aula no retorno presencial e por meio dela, foi possível apontar algumas das dificuldades no ensino-aprendizagem da matemática e nas defasagens que antecedem à pandemia. Em uma aula expositiva, com ajuda da lousa e de slides, aplicamos parte do conteúdo programado, como também revisitamos matérias que geram dúvidas aos alunos e são importantes à Geometria do Ensino Fundamental II.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, L. F.; DA SILVA, D. M.; DOMINGOS, N. dos S. M.; VANESSA DE ALMEIDA BURANELLO, L. . O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um relato de experiência. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/405. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática