O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
um relato de experiência
Palavras-chave:
Ensino de matemática, Realidade educacional, Alunos pibidianosResumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de um grupo de licenciandos em Matemática, participantes do programa PIBID, em uma aula sobre Geometria - Área e Perímetro, para alunos do 6º ano de uma escola em Passos - MG. O objetivo deste relato é promover um olhar para com a realidade dos alunos em contexto, com foco na sua aprendizagem em matemática, como meio de promover o pensamento sobre os efeitos do ensino remoto, bem como as metodologias de ensino usualmente utilizadas. Com a ajuda da nossa Supervisora e Coordenadora de Área, programamos uma aula no retorno presencial e por meio dela, foi possível apontar algumas das dificuldades no ensino-aprendizagem da matemática e nas defasagens que antecedem à pandemia. Em uma aula expositiva, com ajuda da lousa e de slides, aplicamos parte do conteúdo programado, como também revisitamos matérias que geram dúvidas aos alunos e são importantes à Geometria do Ensino Fundamental II.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LUIZ FERNANDO SILVA, Daniela Mendes da Silva, Natércia dos Santos Mendes Domingos, Dr. Luciana Vanessa de Almeida Buranello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termos de Direitos Autorais
A submissão de resumos expandidos implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
- Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
- Após aceito e publicado, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
- Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem aos "Anais do Educação em Foco: IFSULDEMINAS" o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.