DILEMAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Relato de experiência das residentes

Autores

  • Miriam Eleodoro Martins IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Carla Eloíza Nascimento IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Mariana dos Santos de Paula IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Alex Emiliano de Souza Escola Estadual Coronel Paiva
  • Nilton Luiz Souto IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Ensino remoto; Prática docente.

Resumo

Neste presente artigo foram relatadas as experiências de bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, participantes do Programa de Residência Pedagógica. O objetivo foi descrever e refletir as expectativas e a realidade que as residentes vivenciaram durante a oscilação ocorrida entre o ensino presencial e o ensino remoto. Apresentam-se os relatos das dificuldades encontradas no percurso de integração do ensino presencial com o remoto nas escolas de atuação e as implementações das ferramentas tecnológicas nas aulas remotas, tendo em vista que o ensino não presencial gerou um afastamento maior nas relações de ensino-aprendizagem e considerando que o retorno presencial necessita de adaptações de toda a base educacional.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

MARTINS, M. E.; NASCIMENTO, C. E.; PAULA, M. dos S. de; SOUZA, A. E. de; SOUTO, N. L. DILEMAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: Relato de experiência das residentes. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/414. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas