DILEMAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Relato de experiência das residentes
Palavras-chave:
Residência Pedagógica; Ensino remoto; Prática docente.Resumo
Neste presente artigo foram relatadas as experiências de bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, participantes do Programa de Residência Pedagógica. O objetivo foi descrever e refletir as expectativas e a realidade que as residentes vivenciaram durante a oscilação ocorrida entre o ensino presencial e o ensino remoto. Apresentam-se os relatos das dificuldades encontradas no percurso de integração do ensino presencial com o remoto nas escolas de atuação e as implementações das ferramentas tecnológicas nas aulas remotas, tendo em vista que o ensino não presencial gerou um afastamento maior nas relações de ensino-aprendizagem e considerando que o retorno presencial necessita de adaptações de toda a base educacional.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Miriam Eleodoro Martins, Carla Eloíza Nascimento, Mariana dos Santos de Paula, Alex Emiliano de Souza, Nilton Luiz Souto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termos de Direitos Autorais
A submissão de resumos expandidos implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
- Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
- Após aceito e publicado, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
- Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem aos "Anais do Educação em Foco: IFSULDEMINAS" o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.