DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA CIÊNCIAS DA NATUREZA

Uma luta constante pelo direito à aprendizagem

Autores

  • Letícia Lopes da Silva IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Daniela Ferreira Cardoso IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Metodologias, Educação

Resumo

O ensino remoto surgiu de forma emergencial e, certamente, foi uma alternativa que trouxe diversos desafios para todos que compunham o ambiente escolar. Diante dessa situação, foi necessário paciência, humanidade e estratégias diferentes das habituais. Todos os meios utilizados foram avaliados durante todo o percurso, para analisar sua eficácia e, independentemente, do resultado, todos possuíam um ponto em comum: atingir um processo de ensino e aprendizado adequado. No Programa Residência Pedagógica, na escola-campo, uma das atividades propostas foi a regência compartilhada e regência individual. Com essa oportunidade, executou-se a elaboração de materiais didáticos e uma aula síncrona aos discentes do primeiro ano do ensino médio, com o tema Botânica. Para atingir o proposto, foram realizados diferentes materiais, demonstrando a diversificação nas formas de aprendizagem.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, L. L. da; CARDOSO, D. F. .; MATTOS, K. L. B. L. DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA CIÊNCIAS DA NATUREZA: Uma luta constante pelo direito à aprendizagem. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/437. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas