AULA PRÁTICA “ESCAVAÇÃO DE COOKIES”

Uma ferramenta lúdica para o ensino de fósseis no ensino fundamental II

Autores

  • Júlia Mariana da Silva Carvalho IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Vitoria Regina Moreno Souza IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Elessandra Mafra da Silva Santos IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Alexandra Manoela Oliveira Cruz IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Clair Aparecida Poiatti Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto

Palavras-chave:

Atividade prática, Escola pública, Fósseis

Resumo

O presente trabalho foi realizado com alunos do sétimo ano de uma escola municipal na cidade de Poços de Caldas em conjunto com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e traz o processo de preparação de aula e algumas experiências em uma sala de aula. Foi realizada uma prática sobre fósseis na qual os alunos deveriam retirar as gotas de chocolate dos cookies sem que as gotas fossem danificadas, desenhassem nos quadrantes azuis o que conseguiram fazer e anotassem a quantidade de gotas retiradas para que eles entendessem como é realizado o trabalho de um paleontólogo. A atividade teve um ótimo retorno dos alunos, que aprenderam a matéria de maneira bem espontânea e descontraída. É notório que a aplicação da atividade lúdica atrai totalmente a atenção dos alunos ao conteúdo abordado e resulta em aprendizado.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

CARVALHO, J. M. da S. .; SOUZA, V. R. M.; SANTOS, E. M. da S.; CRUZ, A. M. O. .; POIATTI, C. A. AULA PRÁTICA “ESCAVAÇÃO DE COOKIES”: Uma ferramenta lúdica para o ensino de fósseis no ensino fundamental II. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/441. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas