O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • José Luiz dos Santos Junior
  • Ludmila Jussara Santana Instituto Federal do Sul de Minas
  • Rodrigo Pereira Araujo
  • Rubens da Silva Santos
  • Luciane de Castro Quintiliano

Palavras-chave:

Pibid, Pró-Licenciatura, Jogos didáticos, Matemática

Resumo

Tal trabalho tem como objetivo apresentar a experiência pelos autores, participantes do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa Pró-Licenciatura do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, a proposta utiliza os jogos nas aulas de matemática, mais especificamente, sobre o uso do Jogo Contig 60 numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual da cidade de Pouso Alegre/MG. O jogo foi aplicado numa turma com 14 alunos da Educação Básica, com o intuito de possibilitar aos licenciandos uma experiência de lecionar antes do período de formação. O jogo carrega como objetivo abordar as quatro operações básicas, buscando aperfeiçoar os cálculos mentais. A inserção de uma metodologia mais lúdica possibilitou uma participação ativa dos estudantes durante a atividade, onde os mesmos conseguiram compreender a matemática de modo mais dinâmico e inteligível.

 

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

DOS SANTOS JUNIOR, J. L.; JUSSARA SANTANA, L.; PEREIRA ARAUJO, R.; DA SILVA SANTOS, R.; DE CASTRO QUINTILIANO, L. O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/477. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática