O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Pibid, Pró-Licenciatura, Jogos didáticos, MatemáticaResumo
Tal trabalho tem como objetivo apresentar a experiência pelos autores, participantes do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa Pró-Licenciatura do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, a proposta utiliza os jogos nas aulas de matemática, mais especificamente, sobre o uso do Jogo Contig 60 numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual da cidade de Pouso Alegre/MG. O jogo foi aplicado numa turma com 14 alunos da Educação Básica, com o intuito de possibilitar aos licenciandos uma experiência de lecionar antes do período de formação. O jogo carrega como objetivo abordar as quatro operações básicas, buscando aperfeiçoar os cálculos mentais. A inserção de uma metodologia mais lúdica possibilitou uma participação ativa dos estudantes durante a atividade, onde os mesmos conseguiram compreender a matemática de modo mais dinâmico e inteligível.
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