CONHECIMENTOS ETNOBOTÂNICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Relatos de experiência sobre o Workshop “Da Alquimia à fitoterapia”

Autores

  • Sabrina Pereira de Carvalho IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Allana Rosa Scassiotti IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Enzo Henrique Móras IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Felippe Augusto Teixeira IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Jane Piton Serra Sanches IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Cristiane de Oliveira Martins Escola Estadual David Campista

Palavras-chave:

Etnociências; Bot ânica; Interdisciplinaridade; Educação.

Resumo

A Etnobotânica, campo científico que investiga a associação entre a humanidade e o reino vegetal, possui importância notável sobre contextos culturais e biológicos, principalmente quando estão relacionados ao desenvolvimento de mecanismos próprios à cura de enfermidades, estando esses princípios relacionados aos percursos da fitoterapia. Propiciar suporte para a reflexão desses conhecimentos no interior da prática escolar permite que os alunos tenham olhares multifocais sobre a Ciência, sobretudo na interrelação dessa com processos históricos tal qual a Alquimia, assim como vislumbrem formas de ponderar ferramentas viáveis para a consolidação de gestos de autocuidado. Sob essas perspectivas, este relato de experiência estabelece meios direcionados a descrever os transcursos de concepção e aplicação pedagógica do “Workshop Da Alquimia à Fitoterapia”, destinado aos discentes dos 7º e 9º anos, do turno vespertino de uma escola estadual, na cidade de Poços de Caldas/MG.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

CARVALHO, S. P. de; SCASSIOTTI, A. R.; MÓRAS, E. H. .; TEIXEIRA, F. A. .; SANCHES, J. P. S.; MARTINS, C. de O. CONHECIMENTOS ETNOBOTÂNICOS NO CONTEXTO ESCOLAR: Relatos de experiência sobre o Workshop “Da Alquimia à fitoterapia”. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/483. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas