A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO MÉTODO DE ENSINO EM AMBIENTE REMOTO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as vantagens do uso de mapas mentais no aprendizado de estudantes do Ensino Regular, como método pedagógico; assim como expor a experiência vivida pelos autores com o uso desta ferramenta durante o Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (capes), realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Inconfidentes, em meio remoto ao decorrer da pandemia do coronavírus. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos científicos relacionados ao tema, assim como a releitura dos diários de campo dos residentes autores, os quais vivenciaram as experiências apresentadas juntos, na Escola Estadual Felipe dos Santos, situada no município de Inconfidentes, MG. Desta maneira foi observada a importância da utilização de diferentes metodologias no processo de ensino aprendizagem, como os mapas mentais, e suas vantagens de uso em ambiente online, de maneira síncrona ou assíncrona. Contribuindo com a formação dos residentes como futuros professores e nos enriquecendo com conhecimentos de como lidar com recursos online e situações adversas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lauana Daló da Silva, Thiago Henrique dos Reis Pádua , Marcella Bigoni Guedes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termos de Direitos Autorais
A submissão de resumos expandidos implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
- Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
- Após aceito e publicado, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
- Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem aos "Anais do Educação em Foco: IFSULDEMINAS" o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.