A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO MÉTODO DE ENSINO EM AMBIENTE REMOTO

Autores

  • Lauana Daló da Silva Instituto Federal do sul de Minas
  • Thiago Henrique dos Reis Pádua IFSULDEMINAS campus INCONFIDENTES
  • Marcella Bigoni Guedes IFSULDEMINAS campus INCONFIDENTES

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as vantagens do uso de mapas mentais no aprendizado de estudantes do Ensino Regular, como método pedagógico; assim como expor a experiência vivida pelos autores com o uso desta ferramenta durante o Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (capes), realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Inconfidentes, em meio remoto ao decorrer da pandemia do coronavírus. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos científicos relacionados ao tema, assim como a releitura dos diários de campo dos residentes autores, os quais vivenciaram as experiências apresentadas juntos, na Escola Estadual Felipe dos Santos, situada no município de Inconfidentes, MG. Desta maneira foi observada a importância da utilização de diferentes metodologias no processo de ensino aprendizagem, como os mapas mentais, e suas vantagens de uso em ambiente online, de maneira síncrona ou assíncrona. Contribuindo com a formação dos residentes como futuros professores e nos enriquecendo com conhecimentos de como lidar com recursos online e situações adversas.

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Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas