AULAS REMOTAS

Desafios e possibilidades da educação em meio à pandemia de 2020

Autores

  • Maycon Daniel Dias Instituto Federal do Sul de Minas - campus Poços de Caldas
  • Jacqueline Armidoro Rabelo Instituto Federal do Sul de Minas - campus Poços de Caldas
  • Cristiane de Oliveira Martins Escola Estadual David Campista - Poços de Caldas
  • Jane Piton Serra Sanches Instituto Federal do Sul de Minas - campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Dificuldade, Ensino, Tecnologia

Resumo

A pandemia restringiu o funcionamento das atividades escolares, dentre outras, no qual educadores e alunos foram
forçados a se adaptar à nova realidade das aulas remotas que se fizeram presentes a partir da segunda metade do ano. Nesse sentido, o grande desafio da educação está sendo em efetivar o acesso remoto e proporcionar que todos os conteúdos das atividades sejam divulgados, considerando a situação do ensino remoto no período atual. O presente trabalho foi desenvolvido como relato de experiência dos residentes do Projeto Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS – campus Poços de Caldas, no período de outubro de 2020 à março de 2021 durante o primeiro módulo das atividades propostas. As atividades foram elaboradas junto a professora preceptora nas disciplinas de ciências e biologia, onde os residentes elaboraram materiais de apoio que auxiliassem os estudantes na resolução das apostilas de estudo. Ferramentas virtuais utilizadas foram essenciais na possibilidade de interação, mesmo que a baixa participação dos estudantes, na medida em que promoviam o levantamento de conteúdo necessário para atuação dos residentes junto à escola.

Downloads

Publicado

16-07-2021

Como Citar

DIAS, Maycon Daniel; RABELO, Jacqueline Armidoro; MARTINS, Cristiane de Oliveira; SANCHES, Jane Piton Serra. AULAS REMOTAS: Desafios e possibilidades da educação em meio à pandemia de 2020. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/90. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas