AS EXPECTATIVAS E REALIDADES VIVENCIADAS PELOS RESIDENTES NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO BIOLOGIA

Autores

  • Maria Luiza Santana IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes
  • Luana Maria do Couto Dias IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes
  • Bruna de Melo Costa
  • Miriam Eleodoro Martins IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes

Resumo

O seguinte trabalho trata-se das experiências vivenciadas ao longo do Programa de Residência Pedagógica no ano de 2020, diante do novo cenário que a educação tem enfrentado, o ensino remoto. A educação teve que passar por modificações, outras ferramentas digitais passaram a ser usadas, muitas modificações foram impostas sem entender a realidade de cada escola, gerando diversas dificuldades e imparidades. O objetivo deste trabalho foi mostrar como foi a inserção e ambientação da escola campo, o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes, além disso, apresentamos o processo de aceitação e reflexões sobre este novo cenário pelos bolsistas do programa. Diversas foram as sensações experimentadas por estes, como frustrações, inquietações e incertezas. A interação e inserção foram quase nulas de ambos os lados. A falta de reflexão e compreensão acerca do ensino remoto, gerou muitas frustrações, e também afetou o comprometimento e desenvolvimento dos bolsistas, que tiveram sua atuação baseada no fazer por fazer, sem compreender o que está por trás e como prosseguir.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas