FRAÇÕES
A utilização no cotidiano dos alunos do 7º ano
Palavras-chave:
Cálculo de Frações; Software Livre; Dificuldades de Aprendizagem; Google Meet.Resumo
Nos dias atuais os alunos são desafiados para solucionar problemas matemáticos através de frações, números decimais, porcentagem, razões e relações proporcionais, álgebra, geometria e estatística, entre outros. Diante de tal situação e de tanta informação, a atenção e raciocínio lógico dos alunos mostra a aprendizagem e as dificuldades desenvolvidas neste contexto. Os softwares Livres surgem como ferramentas de auxílio, levando o aluno a experimentar na prática a manipulação desses cálculos. Neste relato de experiência, além de mostrarmos uma das formas de ensinar frações aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais, percebemos que muitos apresentaram dificuldade na aprendizagem de fração. Essa dificuldade do aluno na aprendizagem do conteúdo de fração ocorre devido aos diferentes fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo difícil, “bicho papão”. Neste presente trabalho realizaram-se aulas dinâmicas por meio do Google Meet dando um tratamento tecnológico da utilização das frações no cotidiano e também por meio de jogos matemáticos.
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