FRAÇÕES

A utilização no cotidiano dos alunos do 7º ano

Autores

  • Nylton Oliveira E.E. IRACEMA Rodrigues
  • Aline Pereira IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO
  • Ceila Patrocínio IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO
  • Rafael Alves Júnior IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

Palavras-chave:

Cálculo de Frações; Software Livre; Dificuldades de Aprendizagem; Google Meet.

Resumo

Nos dias atuais os alunos são desafiados para solucionar problemas matemáticos através de frações, números decimais, porcentagem, razões e relações proporcionais, álgebra, geometria e estatística, entre outros. Diante de tal situação e de tanta informação, a atenção e raciocínio lógico dos alunos mostra a aprendizagem e as dificuldades desenvolvidas neste contexto. Os softwares Livres surgem como ferramentas de auxílio, levando o aluno a experimentar na prática a manipulação desses cálculos. Neste relato de experiência, além de mostrarmos uma das formas de ensinar frações aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais, percebemos que muitos apresentaram dificuldade na aprendizagem de fração. Essa dificuldade do aluno na aprendizagem do conteúdo de fração ocorre devido aos diferentes fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo difícil, “bicho papão”. Neste presente trabalho realizaram-se aulas dinâmicas por meio do Google Meet dando um tratamento tecnológico da utilização das frações no cotidiano e também por meio de jogos matemáticos.

Biografia do Autor

Nylton Oliveira, E.E. IRACEMA Rodrigues

Sou professor de Matemática, com Especialização em Educação Especial e Inclusiva, leciono  há quase 15 anos na rede pública Estadual de Ensino na Escola Estadual Iracema Rodrigues na cidade de Machado. Estou como preceptor do IFET - Campus Machado. 

Aline Pereira, IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

Aluna residente do subprojeto do curso de Licenciatura em Computação

Ceila Patrocínio, IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

Aluna residente do subprojeto do curso de Licenciatura em Computação.

Rafael Alves Júnior, IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

Aluno residente do sbprojeto do curso de Licenciatura em Computação.

Downloads

Publicado

16-07-2021

Como Citar

OLIVEIRA, N.; PEREIRA, A.; PATROCÍNIO, C.; ALVES JÚNIOR, R. FRAÇÕES: A utilização no cotidiano dos alunos do 7º ano. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/114. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Computação