O ENSINO DO XADREZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Isabela Lambardozzi Garcia
  • Rodolfo Humberto Calore Neto

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Ensino Remoto, Ensino Fundamental, Residência Pedagógica

Resumo

Devido à pandemia da Covid-19, a vida em sociedade sofreu inúmeras mudanças. Na educação, as escolas tiveram que buscar novas formas de execução das aulas. O relato pretende expor a experiência de uma graduanda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Campus Muzambinho, no ensino do xadrez nas aulas de educação física para uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, durante o ensino remoto, no Programa Residência Pedagógica (RP). Apesar de alguns desafios encontrados, como aplicação de um conteúdo com pouco conhecimento prévio, aulas de maneira assíncrona e baixa participação da turma no grupo de WhatsApp, a residente pôde retirar pontos positivos quanto ao ensino-aprendizagem do xadrez durante a pandemia, por exemplo, a possibilidade de estudar um conteúdo estando em isolamento social, trabalhar com a criação de videoaulas e aprender com a devolutiva das apostilas da turma para avaliação.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

GARCIA, Isabela Lambardozzi; CALORE NETO, Rodolfo Humberto. O ENSINO DO XADREZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/222. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Educação Física