PLATAFORMA KAHOOT EM SALA DE AULA

A importância dos jogos didáticos no processo de aprendizagem da Biologia

Autores

  • Maycon Daniel Dias Instituto Federal do Sul de Minas - campus Poços de Caldas
  • Amilcar Walter Saporetti Júnior Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus Poços de Caldas
  • Jane Piton Serra Sanches Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Educação, Didática, Conhecimento

Resumo

Jogos pedagógicos são desenvolvidos com o intuito de favorecer a aprendizagem, sendo um modo diferente de ministrar as aulas no contexto escolar. Os profissionais que optam pela didática lúdica como ferramenta estimulam a socialização e a inteligência dos estudantes, bem como a personalidade individual de cada aluno diante de fatores como o raciocínio rápido, processos de liderança e organização. O objetivo deste trabalho foi desenvolver aulas dinâmicas e alternativas metodológicas no ensino de biologia, como os jogos didáticos. O plano didático foi executado por meio da plataforma Kahoot de aprendizado, baseada em jogos e usada como tecnologia educacional. Tal metodologia foi essencial na construção do trabalho enquanto instrumento didático e permitiu articular os objetivos propostos pela pesquisa, de modo que foi possível observar o envolvimento dos estudantes diante do conteúdo, bem como o seu domínio, sendo, portanto, um recurso importante para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

DIAS, M. D.; SAPORETTI JÚNIOR, A. W.; SANCHES, J. P. S. PLATAFORMA KAHOOT EM SALA DE AULA: A importância dos jogos didáticos no processo de aprendizagem da Biologia. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/309. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas