TRIGONOMETRIA E A PRODUÇÃO DE ESTAMPAS

Autores

  • Josilene Aparecida de Paula
  • Júlia Braga Bertolino
  • Luiz Henrique Januário dos Santos
  • Sarah Máximo Mizael de Paula
  • Luciana Vanessa de Almeida Buranello

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Moda, Estampas, Plano Cartesiano

Resumo

O presente relato de experiência, tem como objetivo abordar as vivências dos alunos do PIBID, em uma escola pública estadual da cidade de Passos, Estado de Minas Gerais. Ministramos uma aula presencial com três alunos pibidianos e de forma remota aos demais alunos da sala sobre a Trigonometria e a Moda. Foram abordados o Ciclo Trigonométrico para a confecção de estampas e a importância da Trigonometria na produção de estampas para as turmas do 8° ano do Ensino Fundamental II. Pudemos perceber que a Matemática aplicada diretamente na produção de estampas aponta para a importância dela no dia a dia e em diversas áreas do conhecimento. Embora o quantitativo de estudantes participando da aula tenha sido baixo, as interações foram significativas principalmente quanto ao interesse dos alunos, tornando esta experiência positiva para o desenvolvimento da prática pedagógica dos Licenciandos de Matemática.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

APARECIDA DE PAULA, Josilene; BRAGA BERTOLINO, Júlia; HENRIQUE JANUÁRIO DOS SANTOS, Luiz; MÁXIMO MIZAEL DE PAULA, Sarah; VANESSA DE ALMEIDA BURANELLO, Luciana. TRIGONOMETRIA E A PRODUÇÃO DE ESTAMPAS. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/347. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática