A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Natasha Pinto da Silva
  • Denise de Lima Ranieri

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem;, Formação de professores;, Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições de experiências vividas a partir da utilização da história da matemática durante regências no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Matemática do campus Inconfidentes, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em relação à metodologia, realizou-se uma breve revisão bibliográfica de artigos relacionados à utilização da história da matemática, bem como parte de relatos de experiências advindas de regências no sexto ano do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais de uma escola estadual, situada no município de Ouro Fino (MG). O tema das regências circunda a origem dos sistemas numéricos do egípcio ao arábico utilizado atualmente. A partir dessa experiência, pode-se refletir que a utilização da história da matemática pode contribuir para que os estudantes enxerguem a matemática como uma criação humana e se aproximem mais da disciplina, tornando-se mais interessados e participativos nas aulas.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

PINTO DA SILVA, N.; DE LIMA RANIERI, D. A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/355. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática