AULA PRÁTICA REMOTA

Construindo uma composteira

Autores

  • Maria Júlia Alcântara IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Fabiana Lucio de Oliveira IFSULDEMINAS – Campus Machado
  • Karina Cenciani Rebelo

Palavras-chave:

Ensino remoto; Metodologia ativa; Compostagem.

Resumo

O objetivo deste relato foi descrever uma aula prática feita de maneira remota, seu planejamento, as dificuldades e os desafios superados. Essa aula foi aplicada em uma turma do ensino médio integrado ao técnico, em uma escola pública do município de Machado, MG. A aula foi elaborada para cativar o interesse dos alunos e incentivar a participação; para tanto, foram utilizadas diversas metodologias ativas e recursos tecnológicos. O experimento foi realizado em aula síncrona, com demonstração de vídeo elaborado pelos residentes; posteriormente, os alunos montaram a sua própria composteira. Essa atividade foi escolhida visto que a compostagem melhora a qualidade do solo, ajuda a repor matéria orgânica e a recuperar nutrientes, reduz a temperatura média e favorece os microorganismos benéficos, tornando as plantas mais sadias e resistentes a pragas e doenças, reduzindo, com isso, a necessidade do uso de agrotóxico.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

ALCÂNTARA, Maria Júlia; OLIVEIRA, Fabiana Lucio de; REBELO, Karina Cenciani. AULA PRÁTICA REMOTA: Construindo uma composteira. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/453. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas