O ENSINO DE CONJUNTOS POR MEIO DO JOGO DE TABULEIRO

Autores

  • Antonio Donizeti Paiva Junior IF Sul de Minas - Campus Pouso Alegre
  • Maynara Marques Noronha
  • Leandro Bernardo dos Santos
  • Luciane de Castro Quintiliano

Palavras-chave:

Ensino de Matemática Básica, Resolução de Problemas, Tabuleiro, Conjuntos

Resumo

O uso dos jogos no ensino de matemática básica propicia o desenvolvimento de habilidades, assim como auxiliam no processo de aprendizagem, permitindo que desperte a imaginação dos alunos na resolução de problemas. Com o intuito de auxiliar os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Pouso Alegre/MG, em relação à aprendizagem do conceito de conjuntos que estava sendo abordado no momento pelo professor da disciplina de matemática, no que diz respeito ao ensino de conjuntos, foi elaborado um tabuleiro com o objetivo de desafiar e, simultaneamente, proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos no ensino de conjuntos, tais como Contém/Não Contém, Contido/Não Contido, Pertence/Não Pertence e Análise de Conjuntos. Após a realização da intervenção proposta foi possível verificar que os alunos têm grande dificuldade em identificar os conjuntos e diferenciar as situações de Contém e Contido.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2022

Como Citar

PAIVA JUNIOR, A. D.; MARQUES NORONHA, M.; BERNARDO DOS SANTOS, L.; DE CASTRO QUINTILIANO, L. O ENSINO DE CONJUNTOS POR MEIO DO JOGO DE TABULEIRO. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/462. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática