SEDENTARISMO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Atividade física; Sedentarismo; Educação física escolar; Saúde.Resumo
Direcionamos o eixo central da presente pesquisa para verificar, durante o período pandêmico, o nível de sedentarismo de estudantes. Foi utilizado o questionário IPAQ, versão longa, por meio da ferramenta digital Google Forms. Os participantes foram alunos do ensino médio integrado de uma instituição de ensino federal, na cidade de Muzambinho/MG. Foi proposta uma coleta de dados que pretendeu captar o tempo semanal gasto em atividades físicas nos mais diversos contextos do cotidiano dos adolescentes, como: trabalho, transporte, tarefas domésticas e lazer e, ainda, o tempo despendido em comportamentos sedentários, como muito tempo sentado e a ausência de prática de atividades físicas regulares. Os adolescentes foram classificados, segundo o IPAQ, como 90 % sendo ativos, ou seja, que seguem a recomendação de atividades físicas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e os outros 10 % foram classificados como sedentários ou irregularmente ativos.
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