MODELAGEM MATEMÁTICA

Uma alternativa pedagógica para os professores do Ensino Fundamental e Médio

Autores

  • Lilian Lucia Pereira Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Sul de Minas Gerais Campus Passos
  • Flavia Fantinatti Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Sul de Minas Gerais Campus Passos
  • Nubia Simone Ribeiro
  • Cintia da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Sul de Minas Gerais Campus Passos

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Residência Pedagógica.

Resumo

Neste trabalho relatamos uma experiência com uma atividade de modelagem matemática desenvolvida em grupo pelos alunos do IFSULDEMINAS, Campus Passos, do Curso de Licenciatura em Matemática e residentes na Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek. A atividade foi desenvolvida com os  professores da escola-campo, no intuito de  apresentar ações formativas envolvendo a modelagem matemática na perspectiva da BNCC, a fim de sugerir a implementação  de problemas provenientes da realidade dos alunos em sala de aula. A atividade foi realizada na reunião de módulo da escola-campo, de forma remota, pelo Google Meet, com a presença da coordenação e dos professores de todas as disciplinas e de diferentes níveis de escolaridade, ressaltando as potencialidades da  modelagem como interdisciplinar.

 

Downloads

Publicado

16-07-2021

Como Citar

LUCIA PEREIRA FERREIRA, L.; FANTINATTI, F. .; SIMONE RIBEIRO, N. .; DA SILVA, C. MODELAGEM MATEMÁTICA: Uma alternativa pedagógica para os professores do Ensino Fundamental e Médio . Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/51. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Matemática