CRIAÇÃO DE PODCASTS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Aline Guerrera Santos da Silva IFSULDEMINAS
  • Camila Carvalho Caproni
  • Carla Aparecida Costa
  • Fabiana Lucio Oliveira

Resumo

A inclusão social é um tema de suma importância principalmente em âmbito acadêmico, onde todos os estudantes têm direito a uma educação de qualidade e igualitária; nesse sentido as ferramentas educacionais tornam-se grandes aliadas e propiciam um aprendizado efetivo. Dentre as ferramentas tecnológicas destaca-se o podcast, muito utilizado durante o ensino remoto emergencial, que é eficiente para alunos com deficiência visual por se tratar de um mecanismo de áudio. Analisando este contexto, tal trabalho visou relatar a experiência da utilização de podcasts para uma aluna com deficiência visual no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Os conteúdos gravados foram retirados do Plano de Estudos Tutorados, elaborado pelo Governo de Minas e o podcast foi enviado através do aplicativo Whatsapp. Esta ação efetivou o processo de ensino-aprendizagem, proporcionou uma inclusão de qualidade, garantiu que as necessidades cognitivas dos alunos fossem atendidas, ampliando a interação e o interesse dos alunos e também colaborou de forma muito positiva na formação pessoal e acadêmica das residentes.

Downloads

Publicado

16-07-2021

Como Citar

GUERRERA SANTOS DA SILVA, A.; CARVALHO CAPRONI, C.; APARECIDA COSTA, C.; LUCIO OLIVEIRA, F. CRIAÇÃO DE PODCASTS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE O ENSINO REMOTO. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/64. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Licenciatura em Ciências Biológicas