CRIAÇÃO DE PODCASTS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE O ENSINO REMOTO
Resumo
A inclusão social é um tema de suma importância principalmente em âmbito acadêmico, onde todos os estudantes têm direito a uma educação de qualidade e igualitária; nesse sentido as ferramentas educacionais tornam-se grandes aliadas e propiciam um aprendizado efetivo. Dentre as ferramentas tecnológicas destaca-se o podcast, muito utilizado durante o ensino remoto emergencial, que é eficiente para alunos com deficiência visual por se tratar de um mecanismo de áudio. Analisando este contexto, tal trabalho visou relatar a experiência da utilização de podcasts para uma aluna com deficiência visual no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Os conteúdos gravados foram retirados do Plano de Estudos Tutorados, elaborado pelo Governo de Minas e o podcast foi enviado através do aplicativo Whatsapp. Esta ação efetivou o processo de ensino-aprendizagem, proporcionou uma inclusão de qualidade, garantiu que as necessidades cognitivas dos alunos fossem atendidas, ampliando a interação e o interesse dos alunos e também colaborou de forma muito positiva na formação pessoal e acadêmica das residentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline Guerrera Santos da Silva, Camila Carvalho Caproni, Carla Aparecida Costa, Fabiana Lucio Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termos de Direitos Autorais
A submissão de resumos expandidos implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
- Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
- Após aceito e publicado, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
- Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem aos "Anais do Educação em Foco: IFSULDEMINAS" o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.