Diretrizes para autores
Diretrizes para autores:
- Os textos podem conter no máximo 2 ilustrações (imagens digitais) fotos, gráficos e tabelas. Os títulos, legendas e fontes devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto, com fonte menor que a utilizada no texto e a data. Devem ser numeradas em algarismos arábicos, sequenciais, na sequência em que aparecerem e sempre citados no corpo do texto, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar o título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.
Utilize a expressão “Dados da pesquisa.” ou “Elaborado pelos autores.”, “Elaborado pelas autoras.” caso sejam originais do manuscrito. Em caso de uso ou adaptação de material de outra fonte, indicá-la em forma de citação e colocar a referência completa na lista de referências ao final do manuscrito. Ex: Fonte: Adaptado de Instituto de Circulação (2012).
OBS: Quadros possuem apenas textos e Tabelas possuem dados numéricos. Para fotografias e imagens será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos (Anexo 1). - O manuscrito deverá utilizar o layout oficial, ser enviado no formato .doc ou .docx e obrigatoriamente: ter, no mínimo, duas (2) e no máximo quatro (4) páginas. As seções (Introdução, Fundamentação Teórica, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Referências) deverão possuir o espaço de um <enter> entre si. A configuração de papel deve ser A4 (210 x 297 mm) e as margens de 2 (dois) cm em todas as dimensões.
- Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, exceto quando as regras de ortografia exigirem. Máximo de 15 palavras. (O título, o resumo e as palavras-chave devem ser claros e objetivos e designar o que o texto, de fato, produziu, evitando termos metafóricos, abstratos e subjetivos).
- Nomes dos autores: fonte Times New Roman, tamanho 11, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula, espaçamento 1,5 cm entrelinhas. Não deve ser sublinhado o nome dos autores nos manuscritos para publicação. Os nomes dos autores devem vir sem abreviatura, isso irá facilitar para o índice H de autores. O manuscrito deve conter de 2 a 6 autores, sendo que pelo menos um deles deve ser docente ou técnico-administrativo de nível superior.
Colocar os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail dos autores no rodapé. Titulação; Instituição (vínculo atual, por extenso), cidade da instituição, SIGLA do estado, país (por extenso). - Para o resumo: no máximo de 150 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 10; alinhamento justificado; espaçamento entrelinhas simples.
- Para as palavras-chave: não repetir palavras utilizadas no título. Utilize de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e após a última, ponto final, iniciadas por letra maiúscula e redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 10. Em caso de dúvidas com as palavras-chave consulte o catálogo da Biblioteca Nacional ou demais instituições públicas.
- Para as notas de rodapé: fonte Times New Roman, tamanho 10; alinhamento justificado; espaçamento entrelinhas simples.
- Para o texto do manuscrito: fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.
- Citações: devem seguir as normas específicas da ABNT (NBR 10520:2002); Formatação - NBR 11724/2011; Referências: NBR 6023/2020; Resumo: NBR 6028/2003.
- INTRODUÇÃO: em torno de 10 linhas, deve falar sobre o objeto de estudo. Em seguida, apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos da experiência relatada. Finalizar com um texto, em torno de 6 linhas, que justifique a relevância e a atualidade do tema.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: nesta parte é importante trazer autores seminais sobre o tema em questão. Apresentar autores (artigos, livros, capítulos de livros) que discutem sobre o tema em questão, ou mesmo documentos oficiais (leis, resoluções etc.). Observação: Este item pode ficar oculto desde que a fundamentação teórica esteja incluída na introdução (item 10)
- MATERIAL E MÉTODOS: explicitar se é um relato de experiência, pesquisa bibliográfica ou pesquisa documental e, também, se se refere a sua atuação dentro de algum Projeto do IFSULDEMINAS. Colocar o período de participação também.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES: apresentar o foco/ tema/ assunto/ prática pedagógica etc. escolhido.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS: relatar brevemente suas considerações sobre a experiência, pesquisa etc. Indica que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões.
- AGRADECIMENTOS: os trabalhos apresentados em decorrência das atividades apoiadas por bolsas deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho: No caso do Residência Pedagógica: “Bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica - RP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”. No caso do Pibid: “Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”. No caso do Pró-Licenciatura: “Bolsista do Pró-licenciatura – IFSULDEMINAS.”
- REFERÊNCIAS: De acordo com ABNT 6023/2018 e atualizado em 2020, listar todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. Espaçamento simples, alinhado à esquerda, separados por um Enter.
- Não serão aceitas notas explicativas.
- Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas. 19. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como o que se refere ao uso de imagens.
- O template do 7° Encontro das Licenciaturas 2022 está acessível para download em:
https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/template2022